top of page

Ministério apoiará o Tocantins na formação de mão de obra especializada na área de mineração

  • Foto do escritor: AutomaTO Elétrica e Automação Industrial
    AutomaTO Elétrica e Automação Industrial
  • 25 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 8 de set. de 2023

Governo do Tocantins, Instituto Federal do Tocantins e parlamentares federais buscam, com o Ministério de Minas e Energia a implantação de cursos técnicos para formar profissionais especializados e suprir demandas da crescente indústria de mineração no Estado.


Diante do crescimento da indústria de mineração no estado do Tocantins e a projeção de expansão contínua nos próximos anos, nesta terça-feira, 22, o Governo do Tocantins, parlamentares federais e o setor acadêmico se uniram na busca de apoio junto ao Ministério de Minas Energia para implementar, no estado, cursos técnicos para formação de mão de obra qualificada nessa área, que possam atender as demandas da ascensão do setor.


O projeto foi elaborado pela Ameto e o IFTO, que criaram uma comissão técnica para elaborar e implantar os cursos técnicos. Serão ofertadas 240 vagas, em 8 pólos nos seguintes municípios: Almas; Araguaína; Arraias; Bandeirantes do Tocantins; Lagoa da Confusão; Natividade; Palmas e Palmeirópolis. As vagas são oferecidas para pessoas que tenham concluído o ensino médio. Os polos foram escolhidos e baseados nas cidades com atividades de mineração que pudessem ser parceiras na realização das aulas práticas do curso. A Ameto está identificando as demandas específicas de cada região, para definir quais cursos são mais relevantes e com maior potencial de empregabilidade em cada localidade.


O presidente da Ameto, Mauro Mota, enfatizou que a iniciativa marca um passo significativo no fortalecimento da educação técnica e no apoio ao setor de mineração do Estado do Tocantins, pois contribui para o crescimento econômico e a geração de empregos na região. "Acreditamos que o caminho para fortalecer a mineração do nosso Estado, reside no fortalecimento de ações conjuntas que contribuam com ampliação de conhecimento e qualificação da mão-de-obra.


O ministro de Minas e Energia avaliou positivamente a iniciativa do Tocantins em unir executivo, legislativo e comunidade acadêmica para realizar um projeto que pode contribuir significativamente com o desenvolvimento do setor. preparação de profissionais para atender às demandas atuais, mas também construir uma base sólida para o futuro crescimento da indústria no estado. “O projeto de cursos técnicos, meticulosamente concebido, materializa-se como um vetor primordial. Vamos caminhar juntos”, afirmou.


Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.

©2024 por AutomaTO Elétrica e Automação Industrial. Palmas/Tocantins. CNPJ: 52.596.714/0001-08

bottom of page